Hemopa registra aumento de 9% no número de doações de sangue no 'Junho Vermelho'
De acordo com a Fundação, em junho de 2022, foram 9.963 bolsas de sangue coletadas e, em junho deste ano, 10.823 doações
Segundo balanço da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a campanha "Junho Vermelho", anualmente dedicada à conscientização sobre a doação de sangue, apresentou um aumento de 9% no número de doações em junho passado, se comparado com o mesmo mês no ano de 2022.
Em junho de 2022, foram 9.963 bolsas de sangue coletadas e no mês de junho deste ano, foram 10.823 doações. O Hemocentro sede, em Belém, foi responsável pelo total de 6.047 coletas.
Em Marabá, 1.019 doadores estiveram aptos a doar sangue, em Castanhal o total foi 948 doadores aptos, em Santarém 909 doações foram feitas, Capanema coletou 619 doações Redenção obteve 383 doações, Tucuruí somou o total de 278 bolsas, Abaetetuba resultou em 357 doadores efetivos e Altamira alcançou 263 bolsas de sangue.
Outro dado avaliado no levantamento refere-se ao comparecimento de candidatos à doação. Conforme identificado, a procura de doadores subiu 15% em relação ao ano passado. Em 2022 foram registrados 11.725 comparecimentos e em 2023, 13.468 pessoas estiveram nas 9 unidades da Instituição distribuídas pelo Pará para doar sangue.
De acordo com o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, esse resultado é fruto de um trabalho desenvolvido por muitos profissionais da Instituição e especialmente dos doadores que sempre garantem a manutenção dos estoques de sangue. “Realizar uma campanha como essa requer uma grande mobilização de toda nossa equipe de assistentes sociais, atendentes, técnicos, enfermeiros, médicos, entre muitos outros profissionais que se dedicam para receber a todos os doadores que nos ajudam a fazer essa rede solidariedade para salvar vidas por todo o Pará“, destacou o gestor.
Valdirene Nascimento, que é técnica de enfermagem, é doadora e todos os anos faz parte das campanhas do Hemopa. “Eu já participei de várias campanhas de doação, é um privilégio, é uma honra porque a gente pode achar que é uma bolsa, mas, na verdade, podemos até 4 vidas”, concluiu a doadora.
A campanha Junho Vermelho contou mais uma vez com a solidariedade de doadores de todo o estado, além de instituições de ensino e de saúde, parceiros de entidades religiosas e empresariais.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA EM: https://agenciapara.com.br/noticia/45183/hemopa-registra-aumento-de-9-no-numero-de-doacoes-de-sangue-no-junho-vermelho
Foto: Gran Cursos Online

Comentários
Postar um comentário