CANDIDATURAS-LARANJAS IMPLODEM CÂMARA DE PIRABAS.


Decisão da Justiça pode resultar em nova configuração na casa leis

O meio político de São João de Pirabas está um tanto atônito com as mudanças de cadeiras que estão prestes a acontecer no plenário Plácido Nascimento.

Tudo isso por conta do uso de um mecanismo que ficou conhecido como "candidaturas laranjas", nesse caso envolvendo a cota de gênero que prevê a obrigatoriedade de no mínimo 30% das vagas destinadas às mulheres, lei esta criada para incentivar a participação feminina nos mandatos eletivos. Ocorre que na eleição de 2020, Psol, MDB e Republicanos apenas enxertaram candidaturas femininas somente com a intenção de cumprir com um dos requisitos da legislação eleitoral, sem que estas de fato representassem uma candidatura competitiva as vagas do parlamento pirabense. 

O fato que configura a fraude em questão decorre de candidaturas femininas que não obtiveram votos (candidatura zerada) ou votação insignificante, não fizeram campanhas e nem impressão de material gráfico, o que configura uma candidatura fictícia, popularmente conhecida como candidatura laranja, aos moldes do que aconteceu com o partido do ex presidente Jair Bolsonaro, no estado de Pernambuco, em 2018.

Diante da irregularidade os partidos que utilizaram-se do artifício poderão perder seus representantes eleitos no último pleito, se o pleno do Tribunal de Regional Eleitoral do Estado acompanhar o parecer do relator, desembargador Edmar Silva Pereira, que vê nas denuncias provas inquestionáveis de fraude no processo eleitoral com o uso de candidaturas laranjas para compor o número obrigatório de vagas femininas.

Se confirmada a decisão do relator do caso, que deve entrar em pauta no pleno do TRE PA nas próximas semanas, perdem os mandatos os edis Francy da Arena Bosco Moyses, Dr. Orlando Brito, Pelado Pirabas, Robson da Pá Mecânica e o atual presidente da casa legislativa Antônio Oliveira, o Daga. Com isso a votação recebida pelos partidos envolvidos na fraude será zerada e um novo cálculo refeito para se obter o coeficiente que indicara os candidatos que assumirão as vagas, o que implicará numa nova eleição para mesa diretora, uma vez que dos cinco envolvidos, três compõem a atual mesa diretora da casa.






Com a publicação do voto do relator, a classe política se debruça nos cálculos para obtenção do novo coeficiente eleitoral, que indicam os candidatos Vando, Pretinho, Nita do Agreste, Artur Fernandes e Lu do Ney como os novos vereadores pós julgamento das candidaturas laranjas.


As próximas semanas prometem. Tensões e emoções na política de pirabas às vésperas do seu 35o aniversário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS DE SALINÓPOLIS – TROCADINHO, O ENCANTADO DO ATALAIA

Ideflor-Bio celebra Dia Mundial dos Animais com exposição sensorial no Parque do Utinga